quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Começo meu blog com uma matéria extraída do jornal "O Globo", com meu mestre Jairo Mancila. Essa pessoa incrível que tem a capacidade de contagiar os outros com suas idéias de superação, conquistas e crescimento mental e espiritual. Vou postar como uma forma de homenageá-lo e como gratidão aos seus ensinamentos.

 SOBRE HIPNOSE COM O DR. JAIRO MANCILA

Saiba mais sobre hipnose


Publicada em 10/08/2006 às 14h57m

Mayumi Aibe - O Globo Online

RIO - O psiquiatra e cardiologista Jairo Mancilha, de 60 anos, interessou-se pela hipnose em 1991, quando fez um curso sobre este tipo de terapia na Sociedade Brasileira de Hipnose. Especializado também em cardiologia, ele conta que, desde então, abriu sua mente para novas possibilidades além da medicina clássica.
- A cardiologia envolve muita rotina. Sempre gostei de trabalhar com cérebro e mente e comecei a usar a hipnose - diz.
Para Jairo, os resultados são excelentes principalmente quando o tratamento está associado a outros. E, melhor, não há contra-indicação.

GLOBO ONLINE: A hipnose é recomendada para que tipos de casos?

JAIRO MANCILHA: A hipnose é útil para tratar uma fobia, que é um padrão aprendido na infância com uma experiência traumática. Toda vez que há um estímulo, a pessoa responde da mesma maneira. A hipnose também é muito boa para a analgesia e mudanças de hábitos, como o caso de uma criança que faz xixi na cama ou de uma pessoa que rói unha. Pode ser usada ainda para preparar alguém para dar uma palestra ou fazer uma cirurgia. Se eu fosse da equipe do Parreira, colocaria todos os jogadores em transe quinze minutos antes da partida, para o time entrar em campo com um estado adequado. Provavelmente o Brasil teria ganhado a Copa. Pela sugestão, você pode ajudar a pessoa a entrar num estado de entusiasmo. Hipnose no esporte é uma grande aplicação. Em transe, o atleta pode visualizar e viver aquilo que ele quer.

Quais são os benefícios da técnica para o paciente?

É uma terapia focal breve, em que a pessoa resolve as coisas de forma mais rápida. Em outras terapias, o paciente pode levar anos para tratar uma fobia. Com a hipnose, em três ou quatro sessões ele pode se curar. A hipnose também complementa tratamentos médicos para depressão, síndrome do pânico, ansiedade, fobia e insônia. A hipnose funciona inclusive para problemas físicos, porque o pensamento pode alterar a bioquímica do corpo, por meio da sugestão, das palavras. Corpo e mente são um sistema. No caso de úlcera e doenças psicossomáticas ou auto-imunes, a hipnose é uma boa ajuda.

Como a pessoa entra em transe?

A base da hipnose é focalizar a atenção e relaxar a pessoa para ela ficar mais sensível a sugestões. A hipnose clássica usa muito a técnica de olhar um ponto e cansar o olhar. É possível também focalizar a atenção no corpo. Hipnose é imaginação acreditada.

Mas, para funcionar, é importante que a pessoa acredite?

Se a pessoa acreditar, ela funciona melhor. Porque hipnose trabalha com sugestão. Seguir uma sugestão significa que a pessoa é sensível, só isso. Por isso, crianças e adolescentes são hipnotizados facilmente, pois eles têm muita imaginação e mais sensibilidade. Uma pessoa difícil de hipnotizar é aquela racional. Pode observar que, em hipnose de palco, geralmente adolescentes ou crianças são escolhidos.

A hipnose pode ter efeito colateral? A pessoa corre algum risco durante o transe, seja físico ou psicológico?

Não vejo riscos na hipnose. Já tratei milhares de pessoas e nunca tive problemas. Nem saberia dizer que risco seria esse, se o transe é um estado natural do ser humano.

O que é a auto-hipnose?

É quando a pessoa entra no estado em transe sozinha. Eu mesmo faço isso. Escolho uma meta para a minha mente trabalhar, determino um tempo para ficar em transe, que pode ser de dez minutos, e uso uma técnica de fixação de atenção e relaxamento. Ensino todos os meus clientes a fazerem auto-hipnose. Passo uma tarefa para se fazer em casa, dez minutos por dia.

Qual é a diferença de auto-hipnose e meditação?

O estado neurofisiológico é muito parecido. A diferença é que a meditação é mais ativa. A pessoa que está meditando está presente. Ela pára de pensar, mas está presente, com toda a atenção em si. Na auto-hipnose, eu focalizo a atenção, relaxo e deixo a minha mente mais solta, a vaguear. Ou então me visualiso conseguindo minha meta. Tanto na meditação quanto na auto-hipnose, o benefício para a saúde é o mesmo.

Isso não seria uma mentalização?

Sim. Na auto-hipnose eu faço às vezes uma mentalização, uma visualização.

A ioga, por exemplo, tem exercícios de mentalização, de ser imaginar num lugar agradável...

Isso é uma auto-hipnose, só que tem outro nome. Minha mulher não gosta de tomar anestesia. Ela entra em auto-hipnose e o dentista obtura o dente dela sem que ela sinta nada, porque está em estado de transe. Ela diz que vai para uma praia que gosta muito e fica debaixo do sol, na sua imaginação. Minha mulher treinou fazer isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário